Nossa História

IGREJA PRESBITERIANA DE VILA NILO “40 ANOS DE EXISTÊNCIA, UM BALANÇO ABENÇOADO”

No Livro de Registros dos Atos Pastorais da Congregação Presbiterial de Vila Nilo, à página 01, verso, alíneas 15 a 30, consta o seguinte registro: “… a Congregação de Vila Nilo foi solenemente instalada a 19 de julho de 1975, à Rua Cirene de Oliveira Laet, nº 129, pelo presidente da Comissão, Rev. Dr. Francisco Jacinto Pereira Filho, e o sermão oficial foi pronunciado pelo Rev. Samuel Liberato, Presidente e Secretário Executivo do PNSP. A direção da Congregação foi confiada aos presbíteros José Neves e Abiatar Vicente Pesquira, e a assistência pastoral ao Rev. Izaac Silvério. Foi escolhido superintendente da Escola Dominical o presbítero Helcias da Silveira e secretária da Escola Dominical e tesoureira da Congregação a irmã Rute Corbo.” No Registro dos Atos Pastorais, de nº 04, à página 03, alíneas 10 e seguintes, do dia 10 de dezembro de 1975, consta a primeira lista de membros da Congregação, num total de 09 pessoas. Esse número foi aumentando com a recepção de novos membros que iam sendo acrescentados pelo Espírito Santo. Em 04 de janeiro de 1976 esse número já somava 14 membros.

No Registro de nº 08, dos Atos Pastorais, datado de 30 de maio de 1976, temos a seguinte anotação: “Esta vitória – (da Liga Juvenil da Congregação de Vila Nilo na maratona de conhecimentos do Catecismo entre diversas igrejas do presbitério) – trouxe grande alegria e muita motivação para os adolescentes e para toda Congregação que continua muito animada, com ótima frequência tanto na Escola Dominical como nos cultos da noite dos Domingos.” Acompanhando os registros pastorais, constatamos que o número de membros continuou crescendo regularmente. Em janeiro de 1977 aconteceu uma mudança substancial na vida da Congregação. O Presbitério Norte de São Paulo decidiu transferi-la para a responsabilidade da Igreja Presbiteriana do Centenário. Essa mudança não alterou em nada a marcha de crescimento da Congregação de Vila Nilo que continuou a receber muitos irmãos e irmãs que iam engrossando as fileiras de Cristo neste local a cada ano.

Um fato substancial na consolidação da Congregação foi a compra do terreno ao lado do Salão de Cultos onde ela funcionava desde o seu início, local onde o povo de Deus construiu as instalações do que hoje é o templo onde a Igreja se abriga. Isto ocorreu entre os anos de 1977 a 1980. Consta nos registros que o novo templo foi consagrado a Deus, com um Culto solene, à 23 de novembro de 1980, à Rua Cirene de Oliveira Laet, nº 111, nosso endereço atual. Depois disso o Templo passou por muitas melhorias. Também nesta mesma Ata de Registros Pastorais, nº 16, à página 10, alíneas 20 a 26, consta o seguinte registro: “A Congregação Presbiteriana de Vila Nilo passou a pertencer à Igreja Presbiteriana do Centenário no início de 1977, proveniente da Igreja Presbiteriana de Tucuruvi, por decisão do Presbitério Norte de São Paulo”. Os registros de Atos Pastorais evidenciam o grande crescimento da Congregação, com todas as Sociedades Domésticas em pleno funcionamento, de modo que, em 1984 o Presbitério Norte de São Paulo decidiu organizá-la em Igreja. Esta data foi e permanece sendo comemorada com grande alegria e muitíssima gratidão a Deus: 24/11/1984.

A IPVN já tem duas filhas: Igreja Presbiteriana Flor de Maio e Igreja Presbiteriana do Jd. Fontalis, ambas organizadas pela bênção que Deus tem derramado sobre o seu povo. No momento, tem a Congregação do Jd. Labitary, em crescimento e assistida pelo Rev. Nelson Duílio Bordini Marino. Como parte do Presbitério da Cantareira, a IPVN é uma igreja confessional, pastoreada pelo Rev. Antonio Carlos Rodrigues do Vale Junior, preocupada com a pregação bíblica e o culto solene a Deus. Pela graça do Altíssimo, temos o privilégio de engajarmos esforço em obras missionárias, de evangelização e busca espiritual. Certamente, é uma igreja que tem experimentado o crescimento na graça e conhecimento de Cristo. Pela fé podemos contemplar a soberana mão da Providência conduzindo amorosamente a história da Igreja Presbiteriana de Vila Nilo. Soli Deo gloria. Amém.

(Rev. Antonio Carlos e Rev. Nelson).